quarta-feira, 30 de março de 2011

Mil-folhas


Não variámos de pastelaria (Canas porque sem tempo, etc) mas de bolo sim: hoje comemos um mil-folhas!
O PC achou-o um pouco industrial por causa do creme... e da desconfiança com que ficou em relação ao Canas (defeito seu): too good to be true!  Muito bom aspecto mas depois falta o verdadeiro sabor do que parece ser ovos-moles.
Já o PR, pelo seu lado, achou bastante bom e se é um creme industrial, é dos que disfarça muito bem. Estava super fresco como se pode ver, aliás.
Mas a conclusão é: BOM.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bola com creme da Lomar


Outra bola com creme de Campo de Ourique e com creme de pasteleiro verdadeiro. Desta vez da Lomar.
Não é leve mas também não é super-pesada. O seu sabor é genuíno, tem o mui leve traço azedo do fermento a dar-lhe graça e fica muito bom - e não há muito mais a dizer.
Reparámos na variedade das miniaturas: até há mini-pirâmides!
PR e PC

quarta-feira, 16 de março de 2011

Leque do Canas

Hoje, dia de menos tempo, fomos ao Canas e provámos um leque - que é o primo requintado do palmier recheado. A massa é muuuuuuuuuuiiiiito boa, estaladiça, queimadinha, e depois o creme é aquela coisa difundida por todo o lado do amarelo a armar em doce de ovos que não é. Se estiver a sonhar com doce de ovos verdadeiro, então acaba por ser uma desilusão mas se não pensar nisso é um bom bolo.
PC e PR

segunda-feira, 14 de março de 2011

Brisas da Baixa

Hoje fomos às brisas da Baixa: Casa Chinesa, Cafetaria S.Nicolau e Café Gelo (excedemo-nos!). Que comprámos para levar e fotografar em casa.


E, às tantas, as montras eram muito parecidas: o folar de Chaves, os pingos de tocha... Aqui havia gato.
Bingo! E não é que pertencem todas a um grupo ENORME de pastelarias que inclui a Concha d'Ouro, a Baixa Lisboeta, a Casa Brasília (ou Brasileira?), elevador de Sta. Justa e outras que não decorámos?
Só conhecíamos a brisa da Casa Chinesa e como passámos pelas outras duas noutro dia, resolvemos fazer uma prova às brisas. A da Casa Chinesa e a da Cafetaria de S.Nicolau eram quase iguais mas a eleita foi a da Chinesa.A do Café Gelo era mais seca e com menos creme, não estava à altura...seria velha?
Concluindo: em qualquer zona da Baixa que estejam podem comer uma bela brisa porque elas estão espalhadas por lá - é ver as montras e tirar pela pinta!
PR e PC

quarta-feira, 2 de março de 2011

um Claudino decepcionante q.b.

Com um aspecto maravilhoso! Com uma massa maravilhosa! Com uma camada envernizada por baixo e por cima que estala em cada trincadela...! Espantoso, maravilhoso, sublime!
E depois... e depois o recheio, que recheio! Bom, para o PC que o comprou na Tentadora era de esperar e aqui fica um aviso: na Tentadora não usam doce de ovos, nunca. É amarelo mas com aquele sabor artificial Faz mesmo pena,,! Se ao menos fosse da Chikapa... era mesmo o melhor bolo de sempre.