segunda-feira, 6 de junho de 2011

pastel de nata brihante

Esta grande pausa tinha de ser comemorada. Assim sendo, fomos às Estrelas Brilhantes (daí o título).
Uma amiga do Palmier Coberto disse-lhe que o pastel de nata brilhante era óptimo. O Palmier Recheado recusou-se a acreditar mas quando provou engoliu em seco o que tinha dito. Era um pastel óptimo! Tinha um creme maravilhoso e uma massa óptima (pelo menos para o Palmier Recheado porque o Palmier Coberto diz que prefere massas mais finas). Viva mais um pastel de nata campodouriquense!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

um espanhol da Lomar

Voltámos depois da Páscoa e resolvemos variar - mas não conseguimos lá muito: fomos à Lomar, em Campo de Ourique por causa das horas, e pedimos um bolo da mesma família. Um espanhol! A massa é óptima e o recheio também, apesar de o Palmier Recheado achar que tem um ligeiro sabor a maçã. És muy bueno!

quarta-feira, 6 de abril de 2011

para variar, um rato

Há muito que víamos os ratos do Canas e hoje teve que ser. Porque sim, pela forma de rato, e não pelo sabor. Porque já sabíamos que não íamos gostar - só para alturas de muuuuuuuiiita fome. É de massa de pirâmide mas com aspecto de rato.
Pronto.

quarta-feira, 30 de março de 2011

Mil-folhas


Não variámos de pastelaria (Canas porque sem tempo, etc) mas de bolo sim: hoje comemos um mil-folhas!
O PC achou-o um pouco industrial por causa do creme... e da desconfiança com que ficou em relação ao Canas (defeito seu): too good to be true!  Muito bom aspecto mas depois falta o verdadeiro sabor do que parece ser ovos-moles.
Já o PR, pelo seu lado, achou bastante bom e se é um creme industrial, é dos que disfarça muito bem. Estava super fresco como se pode ver, aliás.
Mas a conclusão é: BOM.

segunda-feira, 28 de março de 2011

Bola com creme da Lomar


Outra bola com creme de Campo de Ourique e com creme de pasteleiro verdadeiro. Desta vez da Lomar.
Não é leve mas também não é super-pesada. O seu sabor é genuíno, tem o mui leve traço azedo do fermento a dar-lhe graça e fica muito bom - e não há muito mais a dizer.
Reparámos na variedade das miniaturas: até há mini-pirâmides!
PR e PC

quarta-feira, 16 de março de 2011

Leque do Canas

Hoje, dia de menos tempo, fomos ao Canas e provámos um leque - que é o primo requintado do palmier recheado. A massa é muuuuuuuuuuiiiiito boa, estaladiça, queimadinha, e depois o creme é aquela coisa difundida por todo o lado do amarelo a armar em doce de ovos que não é. Se estiver a sonhar com doce de ovos verdadeiro, então acaba por ser uma desilusão mas se não pensar nisso é um bom bolo.
PC e PR

segunda-feira, 14 de março de 2011

Brisas da Baixa

Hoje fomos às brisas da Baixa: Casa Chinesa, Cafetaria S.Nicolau e Café Gelo (excedemo-nos!). Que comprámos para levar e fotografar em casa.


E, às tantas, as montras eram muito parecidas: o folar de Chaves, os pingos de tocha... Aqui havia gato.
Bingo! E não é que pertencem todas a um grupo ENORME de pastelarias que inclui a Concha d'Ouro, a Baixa Lisboeta, a Casa Brasília (ou Brasileira?), elevador de Sta. Justa e outras que não decorámos?
Só conhecíamos a brisa da Casa Chinesa e como passámos pelas outras duas noutro dia, resolvemos fazer uma prova às brisas. A da Casa Chinesa e a da Cafetaria de S.Nicolau eram quase iguais mas a eleita foi a da Chinesa.A do Café Gelo era mais seca e com menos creme, não estava à altura...seria velha?
Concluindo: em qualquer zona da Baixa que estejam podem comer uma bela brisa porque elas estão espalhadas por lá - é ver as montras e tirar pela pinta!
PR e PC

quarta-feira, 2 de março de 2011

um Claudino decepcionante q.b.

Com um aspecto maravilhoso! Com uma massa maravilhosa! Com uma camada envernizada por baixo e por cima que estala em cada trincadela...! Espantoso, maravilhoso, sublime!
E depois... e depois o recheio, que recheio! Bom, para o PC que o comprou na Tentadora era de esperar e aqui fica um aviso: na Tentadora não usam doce de ovos, nunca. É amarelo mas com aquele sabor artificial Faz mesmo pena,,! Se ao menos fosse da Chikapa... era mesmo o melhor bolo de sempre.

quarta-feira, 23 de fevereiro de 2011

Outro palmier recheado - o da Garrett

Hoje trouxeram-nos - ao que já chegámos! - um palmier recheado da Garrett.
É óptimo! Tem uma massa dura e caramelizada  e doce de ovos verdadeiro no meio,,!
É mesmo óptimo. Agora vou para as aulas.
(estamos a ficar cada vez com menos tempo e talvez mais preguiçosos...)

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

Delícia de delícia

Para começar bem a semana, tivemos de ir ao Canas*. Quando vimos a delícia folhada foi amor à primeira vista, não resistimos... Havia lá também um Palmier recheado que tenho quase a certeza que dentro de umas semanas ou menos não vamos conseguir esquecer e teremos de ir lá provar: o seu aspecto era divinal,,! Voltando a esta delícia: era fácil de comer porque a massa estava mal cozida (no ponto) não se desfazendo e tinha a altura ideal para caber na boca; o creme, por fora e por dentro, era bom.
Uma delícia!
PR e PC
*bom, na verdade o PC tinha pensado ir à brisa da Baixa da Casa Chinesa mas houve um percalço de barbeiros... e lá ficámos em C.O., para não variar.

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Hoje comemo-nos: dois em um

Hoje, por causa das pressas, voltámos à Aloma, agora com o Europa como meia cortina à frente.
Mal entrámos, logo o PR fixou o palmier recheado e coberto, dois em um, os nossos nomes! 

Bom, lá bom é mas para quem estiver mesmo a precisar de um choque de açúcar. Para o PC foi de mais, o que não foi problema nenhum para o PR que alegremente comeu 3/4 da dita bomba. É que isto logo a seguir ao almoço é difícil!
PR disse que tudo estava bom, creme, glace e massa folhada. Já sabem, para uma falta de açúcar.

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Outra vez na Bijou


Hoje fomos outra vez à Bijou do Calhariz porque ficava em caminho (e nós gostamos especialmente destes caminhos recheados) com a parra miniatura na mira, missão aqui ainda não cumprida. Mas mais uma vez não havia. Foi então a oportunidade de pedir o guardanapo maravilhoso e ainda - grande excepção! - uma argola de ovos ou gema, como queiram. 
(cá estão eles meio comidos, penosa pausa para a fotografia) E pudemos confirmar que são ambos muito bem feitos, o creme do guardanapo é mesmo doce de ovos e abundante e o pão-de-ló é mesmo esponjoso, e a argola tem tudo no sítio: textura da massa folhada, creme e glace q.b.. 
Depois da fotografia, PR devorou as metades que lhe pertenciam para dar alento à subida da Calçada da Estrela. Fica por cumprir a tarefa da parra miniatura e ainda outras delícias desta nossa Bijou.
PC e PR

quarta-feira, 9 de fevereiro de 2011

Palmier coberto do Canas

Convenci o Palmier Coberto a ir ao Canas comer-se! O palmier é fininho, queimadinho, com uma dose certa de um bom doce de ovos e sem a carapaça de glace que alguns têm, este tem açúcar cristal, não sendo exageradamente doce e deixando-nos apreciar também a sua massa. Óbvio que a seguir à zanga que o Palmier Coberto teve com o Canas, a seguir a "se comer", logo o desculpou!!! Também ficou de olho nuns ratos de chocolate - só porque são fotogénicos (e lembra-se de aí ter visto em tempos umas construções em forma de cisne que metiam chantilly e que não chegou a provar).
A sorte foi desta vez irem com a "colega" do blog dos bolos com chantilly e derivados e por isso terem de pedir dois, o que a dividir por três continua a ser pouco.
Venha a próxima 2ª feira!
PR e PC

segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Croissant com creme

Hoje fomos até ao Értilas, para variar, e confirmámos o croissant com creme: de pasteleiro verdadeiro que nos disse que estava bom e nós também o achámos bom como sempre... Pronto, temos que ir passear o cão.
Este é O MELHOR CROISSANT COM CREME que conhecemos (até agora).
4ª há mais.
PC e PR

quarta-feira, 2 de fevereiro de 2011

Palmier coberto miniatura da Aloma

Saímos de casa a pensar no pastel de nata da Aloma. Logo nos lembrámos de que irá haver uma prova de pastéis de nata... : de proveniência variada e com direito a painel de provadores (já há mais gulosos a quererem juntar-se a nós). Chegados lá, estávamos indecisos entre um rim e um russo sem chegar a acordo e com o tempo a passar (há que explicar aqui que este blog-pretexto-para-comer-bolos acontece 1 ou 2 vezes por semana quando tia e sobrinho estão juntos e nuns poucos minutos depois do almoço e antes das aulas); à nossa frente estavam os palmiers cobertos mini: - "Olha, foi dos melhores!", disse o Palmier Recheado.
E foi mesmo, de chorar por mais - o Palmier Recheado pôs-se logo a sonhar com festas futuras onde chegar com umas dúzias debaixo do braço.
 Agora já ficámos a saber que, a haver dos grandes, é a grande concorrente da Namur.

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bola com creme da Bijou

Hoje fomos à Bijou do Calhariz já que o trabalho aí nos levou. E lá chegados a indecisão foi muita porque a ideia era - para efeitos de blog - confirmar a parra miniatura. Que não havia. E agora? Entre palmiers recheados, croissants com creme, pastéis de nata ainda amolgados como os recém-nascidos... Pedimos a tradicional bola com creme para imediatamente a seguir nos arrependermos (mas quem é que estabeleceu a regra de um bolo por 'post'?) ao vermos chegar uma travessa de guardanapos que aqui são simplesmente FENOMENAIS FABULOSOS INCRÍVEIS  de tão bons. Lá trouxemos e comemos a bola que é boa, sim senhor, mas um pouco "corpolenta", isto depois da do Értilas.
Qual é o bolo que se segue?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bola com creme - agora é que foi!

Finalmente o Palmier Recheado provou e o Coberto re-provou a mais deliciosa bola que comemos desde que temos este blog. É a do Értilas, na R. Ferreira Borges em Campo De Ourique. Com o seu creme de pasteleiro amarelo-claro que é normalmente posto "ao momento" ( segundo a nossa opinião tinha pouco quando se divide...).
O Értilas usa a perfeita receita de massa, que com o creme combinada, torna a bola num verdadeiro "Maná"!  Suspeitamos que em Lisboa haverá mais algumas à altura! Dir-vos-emos à medida que as formos encontrando...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bom-bocado

Hoje fomos ao bom-bocado da Tentadora. De facto passámos um bom-bocado. O bom-bocado é bom.
Sem frutas cristalizadas-surpresa como inventam nalguns sítios. Parece um pastel de nata mas não é folhado, a massa é dura, areada, como a das tarteletes. Queimado por cima, o recheio no ponto certo e com uma pincelada de calda a selar.
A par do bom-bocado, o Palmier Coberto gosta do São Marcos de ananás - ou bolo das velhas - porque o chantilly da Tentadora é muito bom, sempre. E espera ansiosamente pela Primavera para comer um na esplanada ao lanche. Coisa que o Palmier Recheado não concorda mas porque não gosta de chantilly.
Hoje estamos também sem imaginação - talvez em estado comatoso provocado pelo açúcar.
Ainda na Tentadora, ontem, o salsicha comeu uma salsicha. Passo a explicar: o cão salsicha lá fora espera e vem o empregado com uma salsicha de lata entre os dedos perguntar se lhe podia dar. Ao balcão, uma senhora comia um folhado de salsicha vazio e dizia que não resistia. Foi a sorte grande do salsicha. E os empregados repetiam e repetem ainda hoje o pleonasmo - e riem-se.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Castanha de ovos

Hoje voltámos à Chikapa para fotografarmos uma parra mas já tinham acabado. Experimentámos então o pastel de nata e outro bolo miniatura que afinal não interessou: o pastel de nata é óptimo, sem aquela besuntadela brilhante que agora põem por cima para o aspecto e que em muitos sítios tem sabor e estraga tudo (ouvimos dizer que o aspecto "fresco" - brilhante contrário de seco - é um dos critérios de avaliação nos concursos dos ditos pastéis; parece que é por isso que o mal se difundiu). Outro dos clássicos da Chikapa é a castanha de ovos que é MUITO boa mesmo. Claro que tivemos que comer uma já que parra nicles - e era preciso a fotografia...(por sinal ficou horrível).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bola com creme - ensaio

Hoje saiu-nos gorado. Fomos ao Értilas (Rua Ferreira Borges, Campo de Ourique) comer um dos nossos/deles preferidos, a bola com creme. Lá, a bola com creme é recheada no momento com creme de pasteleiro verdadeiro - que não quer passar por doce de ovos nem tem medo de assumir o amarelo pálido. Já só havia uma, chegava para a prova, mas o creme já tinha acabado. Fomos embora cabisbaixos depois de termos dividido outro bolo que não merece vir aqui.
Mas para a semana lá estaremos caídos. E depois ainda lá iremos para o croissant com creme - mais uma vez, o tal de pasteleiro.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Parras

Somos muito experientes no que toca a parras. Os motoristas da Carris já sabem quem são as duas pessoas que cheiram a doce de ovos e que das 15h às 17h conseguem percorrer lisboa toda, à procura de algum bolo que os satisfaça.

Agora sobre as parras: a nossa honrosa eleita é a da CHIKAPA,,! ( para quem não sabe fica em Campo de Ourique, nº 2 E da Rua Tomás da Anunciação). Com o seu óptimo doce de ovos acaba por ser, achamos nós, a melhor parra que já comemos. Aconselhamos a miniatura porque em 2 dentadas se acaba e se pedem mais com a desculpa de que são pequeninas e ninguém nos leva a mal.

Se der com o nariz na porta ou se já tivermos comido todo o "stock",  apanhe o eléctrico 28 e vá até à Bijou do Calhariz - avisamos que a grande tem chantilly, o que pode ser estranho para os mais puristas.



                    palmiers R e C

Apresentação


Somos dois, tia e sobrinho, gulosos, e costumamos salivar a falar do melhor palmier coberto que comemos, ou a melhor parra de Lisboa. E vai ser só isso? E a bola de berlim?
Sim, este blog vai ser um pretexto para andarmos uma ou duas vezes por semana a descobrir ou confirmar - claro! - os sítios  dos melhores bolos de Lisboa - já que aqui vivemos - e não só.
Um assina Palmier Coberto e o outro Palmier Recheado.