segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Bola com creme da Bijou

Hoje fomos à Bijou do Calhariz já que o trabalho aí nos levou. E lá chegados a indecisão foi muita porque a ideia era - para efeitos de blog - confirmar a parra miniatura. Que não havia. E agora? Entre palmiers recheados, croissants com creme, pastéis de nata ainda amolgados como os recém-nascidos... Pedimos a tradicional bola com creme para imediatamente a seguir nos arrependermos (mas quem é que estabeleceu a regra de um bolo por 'post'?) ao vermos chegar uma travessa de guardanapos que aqui são simplesmente FENOMENAIS FABULOSOS INCRÍVEIS  de tão bons. Lá trouxemos e comemos a bola que é boa, sim senhor, mas um pouco "corpolenta", isto depois da do Értilas.
Qual é o bolo que se segue?

segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

Bola com creme - agora é que foi!

Finalmente o Palmier Recheado provou e o Coberto re-provou a mais deliciosa bola que comemos desde que temos este blog. É a do Értilas, na R. Ferreira Borges em Campo De Ourique. Com o seu creme de pasteleiro amarelo-claro que é normalmente posto "ao momento" ( segundo a nossa opinião tinha pouco quando se divide...).
O Értilas usa a perfeita receita de massa, que com o creme combinada, torna a bola num verdadeiro "Maná"!  Suspeitamos que em Lisboa haverá mais algumas à altura! Dir-vos-emos à medida que as formos encontrando...

quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

Bom-bocado

Hoje fomos ao bom-bocado da Tentadora. De facto passámos um bom-bocado. O bom-bocado é bom.
Sem frutas cristalizadas-surpresa como inventam nalguns sítios. Parece um pastel de nata mas não é folhado, a massa é dura, areada, como a das tarteletes. Queimado por cima, o recheio no ponto certo e com uma pincelada de calda a selar.
A par do bom-bocado, o Palmier Coberto gosta do São Marcos de ananás - ou bolo das velhas - porque o chantilly da Tentadora é muito bom, sempre. E espera ansiosamente pela Primavera para comer um na esplanada ao lanche. Coisa que o Palmier Recheado não concorda mas porque não gosta de chantilly.
Hoje estamos também sem imaginação - talvez em estado comatoso provocado pelo açúcar.
Ainda na Tentadora, ontem, o salsicha comeu uma salsicha. Passo a explicar: o cão salsicha lá fora espera e vem o empregado com uma salsicha de lata entre os dedos perguntar se lhe podia dar. Ao balcão, uma senhora comia um folhado de salsicha vazio e dizia que não resistia. Foi a sorte grande do salsicha. E os empregados repetiam e repetem ainda hoje o pleonasmo - e riem-se.

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Castanha de ovos

Hoje voltámos à Chikapa para fotografarmos uma parra mas já tinham acabado. Experimentámos então o pastel de nata e outro bolo miniatura que afinal não interessou: o pastel de nata é óptimo, sem aquela besuntadela brilhante que agora põem por cima para o aspecto e que em muitos sítios tem sabor e estraga tudo (ouvimos dizer que o aspecto "fresco" - brilhante contrário de seco - é um dos critérios de avaliação nos concursos dos ditos pastéis; parece que é por isso que o mal se difundiu). Outro dos clássicos da Chikapa é a castanha de ovos que é MUITO boa mesmo. Claro que tivemos que comer uma já que parra nicles - e era preciso a fotografia...(por sinal ficou horrível).

quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

Bola com creme - ensaio

Hoje saiu-nos gorado. Fomos ao Értilas (Rua Ferreira Borges, Campo de Ourique) comer um dos nossos/deles preferidos, a bola com creme. Lá, a bola com creme é recheada no momento com creme de pasteleiro verdadeiro - que não quer passar por doce de ovos nem tem medo de assumir o amarelo pálido. Já só havia uma, chegava para a prova, mas o creme já tinha acabado. Fomos embora cabisbaixos depois de termos dividido outro bolo que não merece vir aqui.
Mas para a semana lá estaremos caídos. E depois ainda lá iremos para o croissant com creme - mais uma vez, o tal de pasteleiro.

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Parras

Somos muito experientes no que toca a parras. Os motoristas da Carris já sabem quem são as duas pessoas que cheiram a doce de ovos e que das 15h às 17h conseguem percorrer lisboa toda, à procura de algum bolo que os satisfaça.

Agora sobre as parras: a nossa honrosa eleita é a da CHIKAPA,,! ( para quem não sabe fica em Campo de Ourique, nº 2 E da Rua Tomás da Anunciação). Com o seu óptimo doce de ovos acaba por ser, achamos nós, a melhor parra que já comemos. Aconselhamos a miniatura porque em 2 dentadas se acaba e se pedem mais com a desculpa de que são pequeninas e ninguém nos leva a mal.

Se der com o nariz na porta ou se já tivermos comido todo o "stock",  apanhe o eléctrico 28 e vá até à Bijou do Calhariz - avisamos que a grande tem chantilly, o que pode ser estranho para os mais puristas.



                    palmiers R e C

Apresentação


Somos dois, tia e sobrinho, gulosos, e costumamos salivar a falar do melhor palmier coberto que comemos, ou a melhor parra de Lisboa. E vai ser só isso? E a bola de berlim?
Sim, este blog vai ser um pretexto para andarmos uma ou duas vezes por semana a descobrir ou confirmar - claro! - os sítios  dos melhores bolos de Lisboa - já que aqui vivemos - e não só.
Um assina Palmier Coberto e o outro Palmier Recheado.